18 julho 2022

Atrações Turísticas do Maranhão

Na capital maranhense, patrimônio cultural da humanidade, encontramos a maior parte dos valores históricos do estado. Com mais de 3 500 imóveis dos séculos XVIII e XIX, é referência no Brasil em termos de arquitetura colonial brasileira, principalmente nas fachadas das casas do Centro Histórico de São Luís. A uma hora de barco, saindo da capital, podemos encontrar Alcântara, outro ponto de referência histórico/arquitetônico do estado.

No que se refere a turismo religioso, o Maranhão possui três eventos importantes. Um deles acontece em Junho, na capital maranhense, onde são feitas festas em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. Já em Alcântara, no segundo domingo de agosto, acontece a festa de São Benedito. Também lá, em maio, acontece a Festa do Divino, o mais badalado evento profano religioso do Estado.

Principais Municípios Turísticos do Maranhão:
São Luís


É rica em manifestações culturais, como: o bumba meu boi, tambor de crioula, cacuria, dança portuguesa, quadrilhas juninas, reggae e outras. Possui o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. Também possui uma vasta área de praias de água salgada e uma culinária peculiar, como o cuxá, o arroz de cuxá, o peixe frito e a famosa torta de camarão. É uma cidade com muitas opções de lazer e divertimentos.

Os portugueses deram à capital do Maranhão seu belíssimo estilo arquitetônico. Os lusitanos deixaram como herança os mais de três mil sobrados e casarões que se espalham pelas ruas e praças do Centro Histórico.

Os antigos solares dos barões abrigam espaços culturais, museus, lojas e restaurantes que preservam em suas fachadas os coloridos azulejos portugueses.  Mas, infelizmente, a conservação de boa parte dos imóveis deixa a desejar.

A cidade preserva culturas e tradições como o Bumba-Meu-Boi, representação folclórica que combina teatro, música e dança. Colorida festa que toma conta das ruas nos meses de junho e julho. 

Tão enraizado quanto o folclore é o reggae. O ritmo, presente nas rádios, clubes e bares, conferiu a São Luís o título de “Jamaica brasileira” e torna impossível não soltar o corpo ao lado dos rastafaris ao som de Bob Marley e companhia.

Do outro lado do Rio do Anil está a parte nova de São Luís, ligada à área antiga pela ponte José Sarney. Por lá estão arranha-céus, shoppings centers, restaurantes sofisticados que servem pratos típicos como o arroz-de-cuxá e bares ao redor da charmosa Lagoa da Jansen.

As praias também ficam nesta área. A maré costuma variar bastante ao logo do dia, ainda assim, dá para curtir um banho em Calhau, Olho D’Água e Araçagi.

Alcântara

É uma cidade histórica. Tem como principal atração a festa do Divino Espírito Santo no mês de maio. A base de lançamento de foguetes está localizada nesse município. Possui muitos prédios em ruínas que foram tombados pelo Patrimônio Histórico Estadual.

Barreirinhas



É o município portal dos lençóis maranhenses. Possui um grande rio chamado Preguiças, que é uma das atrações do município. Possui vários bares, restaurantes e hotéis de ótimas qualidades que recebem os milhares de turistas que vêm conhecer os lençóis.



Carolina

Tem, como atrações, as cachoeiras e o Parque Nacional da Chapada das Mesas. Está na região das Águas Maranhenses. As principais cachoeiras turísticas são Pedra Caída e Itapecuruzinho. A cidade possui, também, importância histórica, pois suas ruas são todas calçadas de pedra-sabão, possuindo também um conjunto de casario colonial.

Caxias

É conhecida como a Princesa do Sertão Maranhense. No passado, concorria de perto com a capital São Luís em termos de economia. Atualmente, possui uma economia modesta. A principal atração turística é o balneário Veneza, que é um local de rio.

São José de Ribamar

É um município da Ilha de São Luís. É uma cidade balneária de águas salgadas. Possui, como atrações: a Procissão de São José no mês de setembro, o lava-pratos (o carnaval fora de época mais antigo do Brasil), que acontece no domingo seguinte do domingo de carnaval e o lava-boi que acontece no mês de julho. A cidade é conhecida pela culinária do peixe frito nos bares e restaurantes.

Raposa

É um município da Ilha de São Luís. Destaca-se por suas praias. Possui um comércio de rendas (toalhas, colchas, cobertores, etc.) feitas por mulheres de ascendência cearense. Possui muitos bares que servem peixes. Ultimamente, o município tem se destacado nas pequenas dunas existentes, chamadas de fronhas maranhenses. Estas fronhas estão localizadas principalmente na Ilha de Carimã. A cidade oferece passeios de barcos, banhos em rios e passeio em trilhas.

Pinheiro

É conhecida como a Princesa da Baixada Maranhense por ser a mais bonita dessa região. Possui, como atrações turísticas, os campos onde ficam os búfalos. Esses campos são pântanos, por essa razão é também conhecida como a Cidade do Pantanal Maranhense.

São João dos Patos

Tem um dos melhores carnavais do estado. Cidade festeira, destacando eventos como Exposertão em maio, Festejos de São João e São Francisco e Patos Folia em julho (considerada a melhor micareta do interior).


Para saber mais sobre todas as atrações turísticas do Maranhão, selecionar as atrações que deseja conhecer e montar seu roteiro de viagem personalizado, acesse o site do ProgrameViagem.com neste link: https://programeviagem.com/destinos-de-viagem/destinos-de-viagem-brasil/atracoes-turisticas-do-maranhao/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atrações Turísticas de Minas Gerais

Minas Gerais é um estado único que alia cultura, história, tradição e muita natureza. Minas também é um imenso palco de manifestações artíst...